Durante o mês de junho, integrantes do Programa “Saúde na Escola” (PSE) estão percorrendo todos os distritos sanitários do município para o planejamento das próximas ações de promoção da saúde dos estudantes da rede municipal de ensino e preparação da ampliação das escolas atendidas. Atualmente, o programa é desenvolvido em 84 escolas municipais.
Os encontros contemplam tanto escolas inscritas no PSE quanto não-participantes, com apresentações e discussões de temas como: controle da disseminação das doenças respiratórias, ações de saúde nas escolas e orientações sobre prevenção e promoção da saúde dos estudantes.
A professora da rede municipal, Patrícia Souza Ferreira, responsável pela articulação do Distrito Sanitário Petrolândia com as secretarias de Saúde e Educação, escolas e os demais equipamentos públicos, destacou que “temos uma perspectiva de auxiliar as famílias na saúde alimentar e na regularização dos cartões de vacina, por exemplo”. “São coisas que, estando dentro das escolas, conseguimos trabalhar a conscientização dos estudantes e familiares. À medida que é feito um trabalho mais efetivo, os próprios estudantes levam isso para casa”, completou.
Nas reuniões também estão sendo entregues banners com a identidade visual que identifica a presença do PSE nas unidades escolares. O objetivo é fortalecer a parceria saúde e educação e fazer com que a comunidade escolar reconheça a presença do PSE na instituição, tornando-se uma parte ativa da construção dessa integração entre duas importantes políticas públicas.
A referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e membro da Coordenação do PSE, Handula Janine Simões Leandro, destacou a importância dos momentos de planejamento para o alcance de resultados alinhados aos objetivos do Programa. “Reunimos os profissionais de saúde das unidades de referência das escolas pactuadas com o PSE para fazer o desenho detalhado de datas, envolvimento de equipe, cuidado com as agendas e preparação de materiais para fazer o melhor atendimento da comunidade escolar”, explicou.
Programa “Saúde nas Escolas” (PSE)
O programa é uma política intersetorial da Saúde e da Educação implementada em 2007 pelo governo federal em todo país, com foco na prevenção e promoção da saúde e atuando na realização de ações dentro do espaço escolar, pensando, também, na formação cidadã e no combate à desigualdade. O PSE opera em vertentes como: saúde bucal, alimentação saudável, educação sexual, prevenção de doenças, atividade física e educação em saúde.
“Os eixos principais são a saúde nutricional, saúde ambiental, saúde bucal, a prevenção contra Covid-19 e arboviroses (dengue, zika e chikungunya), além de questões relacionadas à vacinação”, explicou o membro da Coordenação do PSE, Gustavo Henrique.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.